Misturador em V: Conheça as características

Misturador em V: Conheça as características

Misturador em V: Conheça as características

A mistura de matérias-primas é um processo que vai ao encontro das necessidades de indústrias dos mais diversos segmentos. No mercado, existem diversos equipamentos projetados para otimizar essa atividade, incluindo o misturador em V.
Mas você sabe quais são as indicações de uso desse aparelho? O Blog da Up Brasil explica para você!

Qual a indicação de um misturador em V?
Os misturadores em V são indicados para realizar a homogeneização de partículas frágeis – que não podem se desmanchar, além da homogeneização de pós. Esse tipo de misturador também permite que pequenas quantidades de líquidos sejam incorporadas em meios sólidos.
Na prática, podem ser inseridos no equipamento alimentos, farináceos, suplementos, aditivos, plásticos, sais minerais, vitaminas e pigmentos, entre muitas outras categorias.
Sua capacidade de processamento pode oscilar entre 10 e 12 mil litros. Como vantagem adicional, alguns modelos oferecem algumas funcionalidades adicionais, como secar e granular.

Como funciona um misturador em V?
A principal função de um misturador em V é produzir uma mistura homogênea, que atenda aos requisitos pré-estabelecidos no menor intervalo de tempo possível. Eles possuem um design assimétrico, o que aumenta a efetividade do processo de mistura. Além disso, o equipamento possui a capacidade de secar e granular
Ele é composto por duas câmaras cilíndricas posicionadas de maneira angular, que giram sobre um eixo horizontal. Para produzir a mistura, a técnica utilizada é do tombamento de partículas.
Esse método consiste na realização de movimentos de cisalhamento, que cortam ou deformam determinada superfície, provocada por forças que seguem em uma mesma direção. Na prática, as partículas dos produtos se espalham pelos dois dutos para, em seguida, serem reagrupadas.

Quais as vantagens de se utilizar esse tipo de misturador?
Esse tipo de misturador é bastante utilizado por todos os segmentos que buscam otimizar sua capacidade produtiva, garantindo a eficiência da mistura e a confiabilidade dos resultados.
Em outras palavras, a projeção do misturador em V garante que as propriedades dos produtos se mantenham inalteradas, além de protegê-los de agentes contaminantes.
Via de regra, o processo de mistura leva de 20 a 30 minutos até ser concluído. Além disso, destaca-se a facilidade para limpeza e manuseio do equipamento, que pode ser acionado de maneira mecânica. Destaca-se ainda que esse produto é reconhecido por seu baixo consumo de energia.
Todas essas características reforçam a utilidade desse misturador para indústrias de todos os segmentos e portes, otimizando a produção das pequenas empresas às grandes companhias. Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em equipamentos de qualidade também é um diferencial competitivo.
Por outro lado, é válido lembrar que também existem outros modelos de misturador. São os casos, por exemplo, dos misturadores difusivos, conectivos ou de duplo cone.
Deseja obter mais informações sobre o funcionamento e os modelos de misturador em V disponíveis? Mande sua mensagem para a equipe da Up Brasil. Estamos sempre prontos para atendê-los! Até a próxima!